Ourinhos: Protesto reúne 400 aposentados em passeata
quinta-feira, 8 de setembro de 2011Caravanas com aposentados de cidades da região engrossaram protesto da categoria ontem em Marília, que reuniu cerca de 400 pessoas e realizou uma passeata pelas ruas do centro.
Eles protestavam contra veto do reajuste da aposentadoria feito pela presidente Dilma Roussef (PT). A emenda prevista na lei de diretrizes orçamentárias do próximo ano previa aumento de 14%, que foi derrubado.
Aposentados de cidades como guia Ourinhos, Tupã, Assis, cidade Bragança Paulista e guia Bauru participaram da manifestação, que teve Marília como sede. Eles se reuniram na praça da Catedral de São Bento. “As manifestações terão uma agenda constante a partir de agora”, afirma o coordenador regional da Força Sindical, Irton Siqueira Torres.
Os manifestantes fizeram todo percurso com faixas e acompanhados com carro de som. Antenor Moreira, 59, que veio de Assis, criticou a postura do governo federal. “Comecei recebendo quatro salários e atualmente está reduzido a dois”, disse.
“Nós aposentados estamos mostrando nossa força. O Governo não pode usar a desculpa de economia para descontar do nosso bolso”, completou a aposentada Carmem Jerônimo,72.
Integrante da comitiva de Ourinhos que teve 80 membros, o professor Francisco Claudio Granja, 65, diz que tem vergonha de ser aposentado no Brasil. “Hoje não somos respeitados. Esperamos que as manifestações sensibilizem o governo”.
A dispersão ocorreu na avenida Castro Alves em frente a agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional). De acordo com o diretor estadual de assuntos previdenciários, Valdete Lopes Ferreira, em Marília aproximadamente 15 mil aposentados serão prejudicados com o veto do aumento.
Na prática os aposentados que recebem acima do mínimo teriam somente a correção da inflação. “Com isso muitos passariam a receber somente o salário mínimo, isto porque 75% dos aposentados do Brasil já estão nesta faixa”, explica.
Fonte: Jornal Diário de Marília
Mais notícias sobre Ourinhos:
- Programa de estágio do governo oferece vagas em Ourinhos
- Fundo Social de Ourinhos repassa recursos à AECO pela parceria na 45ª FAPI
- Mesa de debates promete aquecer o cenário da dança em Ourinhos
- Jovem desrespeita bloqueio e atropela policial em Ourinhos
- Procon oferece apoio a superendividados em Ourinhos