Ourinhos se prepara para receber o 64º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014A Prefeitura de Ourinhos, Associação de Mesatenistas de Ourinhos e AECO realizarão de 24 a 26 de janeiro o 64º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, o maior e mais antigo evento da categoria da América Latina.
O campeonato reunirá 800 atletas de todo o Brasil e todos os jogos acontecerão no Ginásio Municipal de Esportes José Maria Paschoalick, o Monstrinho.
A expectativa da comissão organizadora local é que Ourinhos receba mais de 2 mil visitantes entre atletas, comissão técnica, familiares e admiradores do esporte. “Estamos extremamente felizes por Ourinhos ter sido escolhida para sediar esse evento. Trabalhamos com importantes parceiros durante todo o ano de 2013 para que tudo transcorra na mais perfeita organização. Receberemos de braços abertos todos os atletas e espero que o Intercolonial Ourinhos seja inesquecível para todos os participantes”, destacou a Prefeita Belkis Fernandes.
A união de esforços entre prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte, Desenvolvimento Econômico, Cultura , Educação e Obras, Associação de Mesatenisas e AECO fez que com uma ampla e inédita estrutura fosse organizada para receber os atletas.
Serão montadas no ginásio de esportes quase 40 mesas. “As partidas começarão as 8 horas e serão realizadas durante todo o dia. Haverá praça de alimentação, shows, sem contar a cerimônia oficial de abertura, que acontecerá no sábado, dia 25 de janeiro, a partir das 8 horas”, contou Gregório Coiradas, da comissão organizadora local.
CURIOSIDADES DO CAMPEONATO
De acordo com o engenheiro Marcos Yamada, há 30 anos na coordenadoria técnica do Intercolonial, além da longevidade, existe alguns fatos que o diferem dos atuais eventos de tênis de mesa.
“O tradicional desfile de abertura, quando as 20 regiões em que o país é dividido perfilam e dão a famosa volta olímpica para apresentar ao público seus participantes. Todos os atletas são obrigados a estar uniformizados e identificados através de uma tarja nas costas, contendo nome e região. É o único evento no país onde as inscrições se encerram com três meses de antecedência e também onde o sorteio é realizado a dois meses da competição.
Existem seletivas regionais para formar as equipes, com os melhores atletas de cada região, portanto, após a participação de 1.200 a 1.400 atletas, apenas 800 se classificam para o Intercolonial, ou seja, há limite de inscrições, caso contrario precisaríamos de 5 dias para terminar todas as partidas”.
Yamada também destaca: “mesmo com o passar dos anos (64) e a mudança de coordenação, o campeonato mantém a sua história com a galeria de campeões de todas as etapas, desde 1951.
Também é o único que publica uma revista para cada atleta, com as informações do torneio, contendo todas as tabelas de jogos das 30 categorias, chaves do individual, duplas e equipes, nomes dos campeões, recordistas, sobre a cidade e mensagens dos colaboradores”.
Mais notícias sobre Ourinhos:
- Sucesso marca tradicional Festa Julina da Prefeitura de Ourinhos
- Ourinhos: Caixa entrega 219 casas do programa “Minha casa Minha vida” ?
- Ourinhos: 2º Mutirão “Viver Melhor” promovido pelo Fundo Social marca evolução do Projeto
- Em meio a muita emoção, Fundo Social de Ourinhos inaugura 10ª Brinquero
- Ourinhos participa do Campeonato Escolar Olímpico “Rumo a 2016” de Atletismo