Mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos realizam Prova do SARESP
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011Nos dias 29 e 30 de novembro, 3.264 alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade Ourinhos realizaram a prova do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), dentre os quais, 2.411 alunos do 3º e 5º anos e 853 do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, cujas disciplinas avaliadas foram Língua Portuguesa, Matemática, Redação e Ciências Humanas (História e Geografia).
Esta é a 14ª Edição do SARESP, que conta com a participação de todas as Escolas da Rede Pública Estadual e dos Municípios que fizeram adesão a esta avaliação externa da Educação Básica e é o 3° ano consecutivo que a Rede Municipal de Ensino de Ourinhos participa, com o propósito de obter indicadores educacionais que possam auxiliar na elaboração de propostas de melhorias da qualidade de ensino. Muito embora a participação da Rede Municipal nesse importante instrumento de avaliação externa tenha ocorrido por adesão, a Secretaria Municipal de Educação considera que é uma avaliação positiva, pois é uma maneira de obter resultados comparativos em relação ao Estado de São Paulo.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, “Ourinhos aderiu ao SARESP para que se possa medir o ensino/aprendizagem e corrigir eventuais distorções detectadas no processo educacional, cujos maiores beneficiados são os próprios alunos e a comunidade em geral, pois esta avaliação monitora a Instituição Educacional que trabalha em prol da sociedade, com o intuito de melhorar as práticas pedagógicas nas Unidades Escolares, atendendo prioridade estabelecida pela Prefeitura, de proporcionar um ensino público de qualidade aos ourinhenses”.
Finalidade do SARESP
O SARESP tem como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na Rede Pública de Ensino Paulista, com vistas a orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O uso dos resultados dessa avaliação no planejamento pedagógico das escolas possibilitará a comparação entre os resultados obtidos pela escola e os seus objetivos.
As provas do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental são elaboradas tendo como referencial os conceitos estruturantes do “Programa Ler e Escrever” e as provas dos demais anos são construídas com base na especificação das competências e habilidades das Matrizes de Referência da Avaliação SARESP.
O SARESP avalia habilidades cognitivas desenvolvidas pelos alunos durante o processo de escolarização em séries e componentes curriculares diversos. Nos últimos anos, a prova é centrada na avaliação das habilidades cognitivas de Leitura e Escrita e Matemática. Os resultados globais do SARESP, por sua vez, são divulgados por meio da imprensa, para que a população possa conhecer a avaliação global do ensino oferecido por meio de um relatório final.
Novidades do SARESP 2011
Uma das novidades da Edição do SARESP deste ano, foi a realização da prova de Redação por uma amostragem representativa de 10% dos alunos por Rede de Ensino (estadual e municipal) dos anos avaliados, com a finalidade de atribuir uma nota global de redação. Além disto, os alunos da Rede Municipal também realizaram a prova de Ciências Humanas (História e Geografia), anteriormente aplicada apenas para os alunos da Rede Estadual de Ensino.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos