Número alto de furtos preocupa moradores de Ourinhos
quinta-feira, 19 de abril de 2012Moradores de Ourinhos vivem a falta de segurança. Segundo a Polícia Militar, 155 famílias já foram vítimas de furto desde o começo do ano até o mês de março. Criminosos estão entrando nas casas sem se preocupar se é dia ou noite e, diante dessa situação, é importante buscar recursos para se proteger.
Apenas nas duas últimas semanas foi registrada uma média de quatro furtos a residência por dia na cidade e, mesmo quem se protege com muros altos e portões fechados, acaba sendo vítima da ação dos ladrões. É o caso de Ederson Aparecido Machado, ele conta que os ladrões entraram pelo fundo do quintal e levaram um home theater do local.
No caso de José Nelson de Oliveira, foi ainda pior. Ele teve a casa furtada enquanto dormia e só percebeu o prejuízo no dia seguinte. “Eles entraram pelo escritório, pela sala. Entraram pelos corredores e foram pra cozinha. Acharam documentos, celulares, dinheiro, eletrônicos, televisão e quando a gente notou já tinha passado horas”.
De acordo com a Major Cenise Araújo Calazans, furto é sinônimo de insegurança. “Furto é sempre uma preocupação para nós, traz uma sensação de insegurança para a família, que se sente refém de uma situação”.
Como se proteger
Segundo a PM, casas com portões baixos, com árvores ou lixeiras na calçada, ou qualquer outro fator que facilite a escalada de ladrões pelos muros, são mais vulneráveis a ações criminosas. Por isso, é importante respeitar algumas dicas de segurança:
– Procure conhecer bem os seus vizinhos, informá-los sobre viagens longas e pedir que fiquem de olho na sua casa. Isso reforça a segurança;
– Quando viajar, peça ao um vizinho ou amigo que recolha sua correspondência, jornais e revistas e limpe a frente da casa;
– Mantenha a área externa bem iluminada;
– Portas e janelas devem ser resistentes e ter fechaduras e trancas confiáveis;
– Além disso, instale travas de segurança, trincos e cadeados nos pontos mais vulneráveis;
A Major Calazans ainda ressalta: “Nós entendemos que a principal medida é se auto proteger. Deixar a casa desinteressante, deixando grade fechada, fechadura mais forte, cães que possam latir e alertar”.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Ourinhos:
- Procon oferece apoio a superendividados em Ourinhos
- Dois homens roubam bicicleta e acabam presos em Ourinhos
- Reunião da UMMES discute implantação do SAMU em Ourinhos
- Vereadores votam projeto que altera saneamento básico de Ourinhos
- Carros mostrados fazendo manobras arriscadas em Ourinhos são identificados