Famílias beneficiárias do Bolsa Família em Ourinhos têm que comparecer nas UBS’s
terça-feira, 26 de junho de 2012Os profissionais da área de saúde da Prefeitura de Ourinhos terão até a próxima sexta-feira, 29 para registrar informações sobre as exigências que precisam ser atendidas pelos beneficiários do “Bolsa Família”, Programa do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério da Saúde e as Prefeituras de todo o Brasil.
De acordo com o Programa, os municípios, responsáveis por monitorar as famílias, deixam de receber recursos destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome à gestão do “Bolsa Família”, quando não encaminham as informações.
Em Ourinhos, são 1.954 famílias a serem acompanhadas e deste total, 25,03% compareceram aos postos de saúde para o registro das informações até a última segunda-feira (25).
Se você é beneficiário do Bolsa Família, tem até sexta-feira, 29, para cumprir seu compromisso na área da Saúde e continuar recebendo seu benefício. Para isto, compareça urgente ao Posto de Saúde mais perto de sua casa.
Mais informações podem ser obtidas no telefone: (14) 3302-6300 (ramal 6318 com João ou Adriana).
Como funciona o “Bolsa Família”
Para terem direito ao “Bolsa Família”, as famílias precisam, em contrapartida, fazer o acompanhamento de saúde e garantir a frequência escolar dos seus filhos.
A frequência escolar é acompanhada bimestralmente pelos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e para continuar a receber a transferência de renda, os alunos precisam assistir, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% da frequência.
Os beneficiários do Bolsa Família também precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças de até 7 anos de idade, seguir as instruções do Ministério da Saúde e conduzir os filhos para serem medidos e pesados nos postos municipais. A contrapartida das gestantes é fazer o pré-natal. O prazo até 29 de junho é referente ao monitoramento do 1° semestre deste ano.
São mais de 10,7 milhões de famílias em todo o Brasil, que precisam receber acompanhamento dos postos e agentes de saúde em todas as cidades brasileiras. Quase metade deste total já está com a agenda de vacinação e pré-natal em dia. O descumprimento das condicionalidades por cinco vezes leva ao cancelamento do benefício.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos