Inscrições para Festival de Música de Ourinhos são prorrogadas
sexta-feira, 6 de julho de 2012Devido à grande procura pelos cursos que fazem da programação do 12º Festival de Música de Ourinhos, SP, o período de inscrições, que terminaria nesta sexta-feira (06), foi prorrogado para quarta-feira (11). Os interessados devem se inscrever pela internet, no site do evento. São 41 opções de cursos para músicos, professores e pesquisadores.
Além dos cursos específicos para instrumentistas, quem não é músico, mas tem interesse na área também tem algumas opções como os cursos Música nas Escolas, Danças Portuguesas e Danças do Mundo, Folclore Brasileiro e História da Música Brasileira: Erudita e Popular. O curso Música nas Escolas, por exemplo, tem coordenação da Doutora em Educação e pianista Eny Parejo.
Seu curso é direcionado para professores atuantes na rede de ensino e que estejam interessados em desenvolver estratégias musicais. “A proposta é contribuir para a atuação do professor, leigo em música, na implementação de conteúdos musicais em sua rotina de trabalho. Vamos propor atividades práticas assim como a apresentação de recursos didáticos que facilitarão a incursão do professor nessa nova linguagem”, explica Eny.
Além das 41 opções de cursos, o evento oferece uma programação artística que começa no dia 15 de julho com o músico Antônio Nóbrega, uma das mais importantes figuras de preservação da cultura popular nordestina. A apresentação vai reunir músicas dos seus últimos espetáculos, Na Pancada do Ganzá, Madeira que Cupim não Rói, Pernambuco falando para o Mundo, Marco do Meio Dia, Lunário Perpétuo e 9 de Fevereiro. Antonio Nóbrega apresenta-se com uma banda de sete versáteis músicos, tocando rabeca, violino ou bandolim.
No repertório constam frevos, maracatus, marchas de bloco, baiões e peças instrumentais de seu repertório tão diversificado e rico em cultura popular brasileira. Conhecido por sua performance corporal, Nóbrega também interage com a plateia contando causos que traduzem o caráter do brasileiro. Integrante do Quinteto Armorial na década de 1970, o pernambucano Antonio Nóbrega é pesquisador de dança e música brasileira e ajudou a implantar o Departamento de Artes Corporais da Unicamp.
Homenagens
Este ano, Alfredo Vianna filho, o Pixinguinha, é o músico homenageado no Festival. Sempre lembrado pela música Carinhoso, parceria com João de Barro, o músico possui uma produção de música instrumental que o colocou no patamar dos principais músicos brasileiros.
Em um período em que o Brasil contava quase que exclusivamente com maestros estrangeiros, Pixinguinha fez a diferença e deu suingue aos arranjos da música popular de sua época. Já o músico Maurício Carrilho recebe homenagem na categoria de “Músico convidado”. É fundador, coordenador e professor da Escola Portátil de Música, projeto de educação musical através da linguagem do choro, com sede no Rio de Janeiro. Outro homenageado é conhecido na cidade, o guitarrista Jairo Cavalcanti foi escolhido como o “santo da casa”.
Fonte: G1