EMEF Nilse de Freitas desenvolve projeto sobre Arte Indígena em Ourinhos
terça-feira, 7 de maio de 2013A EMEF “Profª Nilse de Freitas” desenvolveu nas últimas semanas um projeto transdisciplinar voltado para o estudo da cultura indígena. O professor de Arte Júlio Cesar Barros, juntamente com os demais professores da escola, envolveram-se no projeto, que contou com atividades de pesquisas, leitura, escrita em relação às várias tribos indígenas brasileiras.
Nas aulas de arte na cidade Ourinhos, os alunos confeccionaram objetos de caça, pesca, adornos, utilizando materiais recicláveis, argila, penas coloridas e outros. Com os professores de sala de aula construíram textos, cruzadinhas, lista de palavras, cartazes, entre outras atividades.
O objetivo do projeto foi trabalhar a conscientização sobre a importância do respeito às diferentes culturas e tradições, com o intuito de complementar o estudo da apostila referente ao dia do índio, primeiro habitante do Brasil. Além disso, também atende à Lei 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, oportunizando o conhecimento aos dois grupos étnicos que deram origem à formação da população brasileira: os negros e os indígenas.
Para finalizar o trabalho, os alunos, juntamente com o professor de arte Júlio, organizaram uma exposição dos objetos confeccionados durante as aulas para que todos os alunos e visitantes pudessem conhecer e apreciar a arte indígena.
A secretária municipal de educação Profª Maria Tereza Paschoal de Moraes fala sobre a importância do projeto. “Conhecer o outro, o diferente, é, sem dúvida, a educação que leva aos alunos o entendimento das diferenças e a valorização das culturas, o que objetiva a erradicação da discriminação, pois o conhecimento alcança o respeito”.
Fonte: Prefeitura Ourinhos