Mesa de debates promete aquecer o cenário da dança em Ourinhos
quarta-feira, 26 de junho de 2013Neste final de semana um grupo seleto de professores de dança e coreógrafos estarão em Ourinhos para participarem da Mesa de Debates do III Fórum de Danças de Ourinhos.
Serão três temas discutidos como parte das ações que integram o projeto “Dança Ourinhos” , que este ano está em sua oitava edição.
” Neste ano tivemos o prazer de contar com a participação do grande coreógrafo Luiz Arrieta, Cristiane Paoli e Flavio Sampaio como palestrantes, além de grandes nomes como debatedores”, declara Terezinha de Paula, coordenadora do evento.
No dia 28 de junho das 14h às 17h e neste primeiro dia de debates o palestrante Luis Arrieta, coreógrafo, bailarino, pesquisador e mestre de dança, SP, vai falar sobre “Manutenção de Corpos Estáveis: Locais de Formação”. Os debatedores serão Jorge Vermelho (ator, diretor de teatro e diretor Balé Teatro Castro Alves/Salvador-BA) e Toshie Kobayashi (mestre-coreógrafa de dança, madrinha da EMBO- Escola Municipal de Bailado de Ourinhos/SP).
No sábado dia 29, é a vez de tratar sobre “A dança e Inclusão Social” das 9h às 12h, por Cristina Madi (professora, terapeuta corporal, especialista em administração pública e Gerente SESC Pinheiros/SP). Neste dia as debatedoras serão Zélia Monteiro (professora do curso de Comunicação e Artes do Corpo/PUCSP, coreógrafa e diretora do Núcleo de Improvisação/SP) e Katia Kodama (Doutora em Artes, professora da UNESP, Presidente Prudente).
As 14h até 17h haverá a mesa 3 – “Pesquisa, criação e pedagogia, novos formatos”. O palestrante será Flavio Sampaio (mestre-coreógrafo e diretor do projeto “Dançar Paracuru-CE”) e os debatedores Maria Paula Costa Rêgo (coreógrafa e bailarina, diretora do Grupo Grial-PE) e Terezinha de Paula (Diretora da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos)
Todos os debates serão mediados por Cássia Navas (Instituto de Artes/UNICAMP), curadora do Fórum.
A Mesa de Debates Será realizada no auditório do Centro Cultural Tom Jobim e enfocará as questões mais relevantes para aqueles que atuam na área, mapeando as ações e projetos em andamento, discussão de políticas de incentivo cultural e da responsabilidade social através da dança entre outros, criando canais que viabilizem uma troca de experiências entre os diversos participantes, além de estimular parcerias que vislumbrem a importância do desenvolvimento da dança como bem cultural.
As incrições para participar da Mesa de Debates, assim como das oficinas, podem ser feitas no Centro Cultural Tom Jobim até quinta-feira dia 27. Mais informações e a programação completa no telefone 14.3302.1800.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Escola Municipal de Bailado , Associação de Pais e Amigos do Bailado, Corpo de Baile Municipal Itinerante e tem como apoiadores e patrocinadores o ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Copersucar e Usina São Luiz.
SOBRE OS PROFISSIONAIS
LUIS ARRIETA, coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador, iniciou seus estudos de dança em 1972 na Argentina, sua pátria, onde estreou como bailarino. Sua primeira coreografia, Camila, data de 1977 e desde então, em suas mais de cem obras, vem trabalhado com variados temas e gêneros musicais, junto a diversas companhias internacionais da Europa e das Américas, bem como às companhias oficiais brasileiras e aos mais importantes grupos de dança do Brasil. Ocupou por duas vezes o cargo de Diretor Artístico do Balé da Cidade de São Paulo, e foi cofundador e Diretor Artístico do Elo Ballet de Câmara Contemporâneo (Belo Horizonte/1982). Paralelamente a suas atividades como coreógrafo, professor e bailarino, pelas quais recebeu vários prêmios, tem integrado júris de importantes festivais e encontros de dança do Brasil e do exterior.
JORGE VERMELHO, ator e diretor artístico. Atua na área de teatro e dança há mais de 20 anos. Ganhador de importantes prêmios, como o “Governador do Estado/SP”. Atua à frente da Companhia Azul Celeste, em São José do Rio Preto/SP, há 21 anos. Foi Curador e Diretor Geral do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (2001/09). Atualmente é Diretor Artístico do Balé Teatro Castro Alves.
TOSHIE KOBAYASHI, professora e coreógrafa é Membro da Royal Academy of Dancing de Londres. Mestre de renome internacional, é convidada para ministrar cursos e atuar como jurada em importantes festivais de dança no Brasil e Exterior. Diretora de sua própria escola de Ballet, considerada uma das melhores do País, é também membro do conselho consultivo do Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo e Madrinha da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
CÁSSIA NAVAS, professora-doutora do Instituto de Artes (IA)/Universidade Estadual de Campinas, é graduada em direito (USP), doutora em dança e semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão e políticas culturais (UNESCO/Université de Dijon/Ministère de la Culture-France). Autora de livros e ensaios sobre dança e políticas públicas, foi conselheira titular das artes cênicas na CNIC/Comissão Nacional de Incentivo Cultural/MINC- Ministério da Cultura do Brasil e membro do Colegiado Dança/MINC. Atuou como consultora do TEATRO DE DANÇA- TD (Secretaria do Estado da Cultura ) e nas Plataformas Estado da Dança, escrevendo, ainda, alguns dos pré-roteiros para os programas Dança Contemporânea (módulos 2009-11), da SESC TV (SESC São Paulo). Seus textos estão no site: cassianavas.com.br
CRISTINA MADI, é formada em Educação Física/Faculdade de Educação Física-Santo André, terapeuta corporal, pós-graduada em Administração da Cultura, Marketing e Recursos Humanos (FGV/SP), tendo MBA em Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral). Participou dos programas Gestão de Pessoas (Fundação Dom Cabral/(MG ) e INSEAD (França). Professora de Dança Moderna, atua, desde 1987, no SESC São Paulo, onde foi Instrutora de Atividades/Ginástica e Dança (SESC Pompéia), Monitora de Esportes (SESC Consolação), Assessora/Gerência de Apoio Operacional-SESC SP/Atividades Físicas+Dança, Gerente Adjunta (SESC Pompéia), Gerente (SESC São Carlos + SESC Santana). Atualmente é Gerente do SESC Pinheiros/SP.
ZÉLIA MONTEIRO, intérprete, coreógrafa, professora-pesquisadora, baseia sua pesquisa criativo-pedagógica principalmente no pensamento e princípios do movimento do mestre brasileiro Klauss Vianna. Estudou balé e foi assistente de Maria Melô (aluna de Cecchetti/Teatro La Scalla de Milão), tendo trabalhado, por oito anos, com Vianna, de quem também foi assistente. Bailarina solista de renome, é professora na graduação Comunicação das Artes do Corpo/PUCSP, dirigindo a companhia “Núcleo de Improvisação” (SP, Capital), que sucessivamente vem sendo reconhecida e consolidada mediante a premiação em editais do Fomento à Dança (São Paulo, Capital) e PROAC (SP), dentre outros.
KATIA KODAMA, Bacharel em Gravura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1978), licenciada em Educação Artística pelas Faculdades de Artes e Comunicação de Bauru (1984), graduada em Pedagogia – Hab. Adm. Escolar pela Universidade Iguaçu (2005), mestra em Projetos, Artes e Sociedade – Área de Concentração: Comunicações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2009). Professor assistente doutor no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Presidente Prudente/SP. Pesquisadora do CELACC – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação – ECA/USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Patrimônio Histórico e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, educação, cultura, cultura subalterna e cultura e arte brasileira.
FLÁVIO SAMPAIO começou a dançar na Escola de Danças Clássicas do SESI (Fortaleza), com Dennis Gray (Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e, em 1974, com Jane Blauth (Ballet da Ópera d Zurique). Mais tarde completou seus estudos com Tatiana Leskova (Ballets Russes do Colonel de Basil) e Jorge Garcia (Ballet Nacional de Cuba). Dançou no Balé do Teatro Guaíra de Curitiba e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, companhia onde permaneceu por vinte anos, atuando em vasto repertório, em trabalho com os diretores como Franco Zeffirelli, Gianne Ratto, Sergio Brito, Yurek Lazowsky e Márcia Haydée. Estudou metodologia Vaganova com Nina Sperantskaya (Bailarina principal do Ballet Bolshoi) e Andrey Smirnov (Professor da Escola Coreográfica de Moscou). Foi professor residente da Escola do Teatro Bolshoi (Joinville/SC), Maître do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e professor da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (RJ). Foi um dos autores da reestruturação da Faculdade de Dança/UniverCidade-RJ, coordenador do Curso de Dança/Universidade Gama Filho (Fortaleza), diretor do Colégio de Dança/Instituto Dragão do Mar e diretor artístico da Bienal Internacional de Dança do Ceará. É autor dos livros: “Ballet Essencial” (Editora Sprint/RJ) e “Balé Passo a Passo” (Editora Expressão/Fortaleza). Idealizador e diretor do projeto “Dançar Paracuru” que reúne a Escola de Dança de Paracuru (Ceará), a Paracuru Companhia de Dança e a Mostra de Dança de Paracuru nesta cidade onde nasceu, a 90 km de Fortaleza.
MARIA PAULA COSTA RÊGO, bailarina, coreógrafa e diretora, tem Licenciatura em Educação Artística/Teatro (Universidade Federal de Pernambuco), Licenciatura em Dança (Paris VIII/ Sorbonne, Paris) e Especialização em Coreografia (UFBa). Tendo se formado em improvisação com Enila de Rezende (PE) e Maria Fux (Argentina), na França foi aluna de Laura Proença (bailarina-étoile de Maurice Bejárt). No Balé Popular do Recife, estudou danças populares e, no Grupo Grial, teve grandes professores da “tradição popular” como Mestre Salustiano, Paulinho/Caboclinhos Sete Flechas, Maurício/Maracatu Estrela Brilhante, Martelo e Seu Biu/Cavalo Marinho Estrela de Ouro. Tendo dançado com o Balé Popular do Recife (PE), Balé Apsaras (PE), Cie Hervé Jourdet (FR) Cie Les Passagers (FR) e com o Grupo Grial (PE), é preparadora corporal de espetáculos de teatro, coreografando premiadas obras na companhia que ora dirige – o Grupo Grial (PE). É diretora e coreógrafa do espetáculo “A Onça Malhada, a Favela e o Arraial”, junto ao Secretário de Cultura Ariano Suassuna, com ele tendo criado as aulas-espetáculos: “Onça Malhada” (2006), “Nau” (2007), “Chamada ao Piano” (2010) e “Tributo a Capiba” (2011).
TEREZINHA DE PAULA, formada em educação física e técnica desportiva, tem especialização em psicopedagogia. Foi professora de ginástica e fisioterapia, atuando também na rede estadual de ensino, coordenando eventos em colégios particulares da cidade de Ourinhos. Ensinou na FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos), sendo diretora do Atos Studio de Artes. Idealizadora e fundadora da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos, que ora dirige, também está à frente do grupo profissional desta instituição. Responsável pela realização dos Fóruns de Dança de Ourinhos, atua com a companhia oficial da cidade e outros grupos ligados à escola em vários eventos e festivais do Brasil e exterior.
Fonte: Prefeitura Ourinhos
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