Banco de Leite Humano Materno de Ourinhos conta com 23 doadoras
segunda-feira, 31 de outubro de 2011O Banco de Leite Humano Materno da cidade de Ourinhos conta atualmente com 23 mães doadoras que, de forma voluntária e solidária, doam leite para bebês da UTI Neonatal da Santa Casa e do Berçário da Unimed.
Segundo a equipe responsável pelo Banco de Leite, “normalmente as mães de bebês recém-nascidos fazem a doação de leite num período máximo de 2 meses, por isto, é importante que consigamos mais doadoras, para que possamos atender a demanda necessária”.
Mãe doadora dá exemplo de solidariedade
Uma das mães doadoras do Banco de Leite Humano Materno, Carolina Bombonati Vivan se tornou um exemplo de solidariedade, sendo hoje sua maior colaboradora. Ao contrário da maior parte das mães que fazem a doação durante no máximo 2 meses, Carolina doa leite desde março deste ano, quando deu a luz a sua filha na Santa Casa e fornece em média, de 5 a 6 litros de leite por semana.
Carolina contou como resolveu doar leite materno e o que a motiva a continuar após 7 meses. “Eu sempre pensei em colaborar e nos dias que fiquei na Santa Casa quando tive minha filha, pude ver de perto a necessidade que muitos bebês prematuros tinham ali e decidi doar. Para mim, tornou-se um prazer enorme poder ajudar outras pessoas, eu chego a acordar de madrugada para retirar leite para doação e continuarei a doar enquanto estiver amamentando minha filha”, explicou.
Vivan aconselhou ainda as outras mães para que também doem seu leite. “É muito bom ajudar os outros, principalmente seres puros e frágeis como estes bebês recém-nascidos. Além disto, o leite materno é muito importante e traz muitos benefícios no desenvolvimento dos nenês, por isto, quem tem a sorte de ter muito leite, deve fazer este gesto de amor ajudando estas lindas criaturas”, ressaltou.
Como doar leite materno
Para doar seu leite materno, basta se dirigir ao Banco de Leite Humano Materno, à Rua do Expedicionário, nº 1.014, Centro, de segunda à sexta-feira, das 08h às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3324-2203.
Você que está amamentando seu bebê, faça como a Carolina, seja “mãe” de vários bebês, doe seu leite!
Como se preparar para retirar o leite humano?
O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados.
Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.
Procedimento para armazenar leite materno
Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
Deixe escorrer a água do frasco e da tampa e não enxugue, você poderá usar quando estiver seco.
Como conservar o leite?
Após a coleta, guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer.
Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos