Coleta Seletiva: reunião para discutir ampliação em Ourinhos é realizada na SAE
segunda-feira, 11 de julho de 2011Foi realizada na manhã da última terça-feira, 05, na SAE – Superintendência de Água e Esgoto da cidade Ourinhos, mais uma reunião entre a autarquia, representada pela Diretora do Departamento Jurídico, Michella Abdo Tanios Cruz e pelo Diretor de Limpeza Urbana, Flávio Godói; com membros da Cooperativa de Catadores dos Materiais de Recicláveis, “Recicla Ourinhos”, por meio de sua Presidente, Matilde Ramos da Silva; o Vereador Antonio Amaral Júnior, “Toninho do PT”, além de representantes da UNESP e do Escritório de Contabilidade Bernardo, que são parceiros no projeto de ampliação da coleta seletiva em Ourinhos.
De acordo com Matilde, “vamos rever a nossa organização para atingirmos a meta de ampliação da coleta seletiva em Ourinhos, que é chegar neste ano, no máximo até o início do próximo, a 70%. Hoje nos reunimos com a SAE para analisarmos que a contratação da Cooperativa esteja prevista no orçamento do próximo ano, para continuarmos com o trabalho da coleta seletiva na cidade. Recebemos hoje muitas solicitações de coleta, mas ainda não conseguimos atender, por isso estamos nos planejando. É através dessa união da Prefeitura, SAE e Poder Legislativo, que reconheceram o nosso trabalho, contratando o nosso serviço, que conseguimos ter recursos financeiros e infraestrutura para realizar a coleta seletiva. Hoje cobrimos 45% dos bairros, mas a nossa meta agora é alcançar os 70%, até termos condições de atingir toda a cidade”, explicou a Presidente do Recicla Ourinhos.
Está em tramitação na Câmara Municipal um projeto de Lei, de autoria do Vereador Toninho do PT, que prevê que a coleta seletiva, contratada pela Cooperativa e a inclusão dos catadores, seja algo permanente no município. Desta forma o Vereador Toninho ressalta que, “desde 2009, quando fizemos um debate e criamos um Fórum em defesa da Coleta Seletiva e Inclusão Social, o Poder Legislativo tem sido parceiro. Por meio de um diálogo de alto nível com o Poder Executivo, a SAE e os Catadores, foi possível transformar a Associação dos Catadores em uma Cooperativa, o que garantiu aos trabalhadores a garantia do direito previdenciário e também um salário fixo ao final do mês. Hoje eles vêm ampliando a coleta seletiva e para se alcançar a meta dos 70%, é preciso mais investimentos, para também ampliar os barracões a fim de atender esse aumento do volume coletado. É importante termos essa consciência da coleta seletiva, para defendermos o Meio Ambiente, além de contribuirmos com a valorização desses trabalhadores”, pontuou.
A SAE estabeleceu uma parceria com os catadores de recicláveis desde o ano de 2005, com objetivo de preservar o Meio Ambiente. “Como a SAE é responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade, fizemos um contrato com os catadores, a fim de fazermos a coleta seletiva e darmos apoio, financeiro e técnico aos catadores, que são contribuintes do Meio Ambiente, prestadores de serviço, assim temos que pagar pelo serviço prestado. Desta forma, através do contrato com a Cooperativa eles são remunerados, fornecermos um caminhão, cedemos o local de trabalho e a infraestrutura, sendo que a Cooperativa funciona na Usina de Reciclagem. Vamos prever no orçamento do ano que vem o aumento do repasse, pois além de tudo, o trabalho deles virou modelo para todo o país, resultando inclusive na conquista do ‘Selo Amigo do Catador’, no ano passado, explicou Michella da SAE.
Fórum Recicla Ourinhos
O Fórum Recicla Ourinhos foi criado pela Câmara Municipal, com apoio da Prefeitura e conta com a participação de representantes da UNESP, SAE, Cáritas Diocesana, Escritório de Contabilidade Bernardo e da Cooperativa de Catadores, com objetivo de implementar e expandir a coleta seletiva na cidade.
A partir de junho do ano passado, o Banco do Brasil, por intermédio da Agência Ourinhos/SP, passou a fazer parte do Fórum, cuja participação culminou com a celebração de um Plano de Negócios de Desenvolvimento Regional Sustentável – PN/DRS.
O PN/DRS consiste na formação de uma equipe gestora externa (parceiros externos ao BB) e uma equipe interna (representantes do BB), com o objetivo de efetuar análise dos pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades; pertencentes à atividade e a “quem” a realiza no município; e formular projeto para desenvolver a Coleta Seletiva, observados os fatores que constituem o tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Na ocasião, foi feita a formalização do acordo de cooperação entre os parceiros envolvidos e criou-se um projeto amplo, que visa desde a capacitação, alfabetização, inclusão bancária e social dos catadores pertencentes à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ourinhos (CCMRO), até a obtenção de recursos, a fundo perdido, junto às instituições que também apoiam atividades identificadas pelo BB, através do PN/DRS.
A cada bimestre, os parceiros do Plano de Negócios se reúnem com o intuito de acompanhar o desenvolvimento das ações, bem como sugerir, alterar ou incluir novas ações que forem consideradas necessárias.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos
Mais notícias sobre Ourinhos:
- Mundo Verde inaugura sua primeira loja em Ourinhos
- Sete quilos de maconha e dois de crack são apreendidos em Ourinhos
- Segundo Workshop de Artesanato de Ourinhos começa na próxima quinta-feira
- Raízen inaugura polo receptor de etanol em Ourinhos
- Prefeitura de Ourinhos conquista melhorias nas instalações da sede do Corpo de Bombeiros