Em meio a muita emoção, Fundo Social de Ourinhos inaugura 10ª Brinquero
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011Em clima de muita emoção, aconteceu na manhã do dia 21 de dezembro, a inauguração da 10ª ‘Brinquero: Solidarizando a Brincadeira’, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de guia Ourinhos no Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. Entoando a canção “Faz um milagre em mim”, de Regis Danese, o músico ourinhense, prata da casa, Zé Roberto emocionou a todos nesta singela entrega.
O Fundo Social revitalizou por completo o segundo andar do Ambulatório de Saúde Mental ao realizar o desenho artístico da Brinquero, a renovação de pintura nas cinco salas em tons coloridos conforme a orientação das psicólogas, pelo artista Antônio Marcos Carvalho, o Marquinho Letreiro. O Fundo Social também adquiriu 22 novas cadeiras, cortinas novas, proteção de tela para as crianças na escada, os brinquedos que compõe a Brinquero, além de kits de brinquedos pedagógicos que serão utilizados pelas psicólogas.
O Prefeito Toshio Misato destacou a importância da Brinquero para contribuir na cidadania e humanização das pessoas. “A administração pública enxerga de maneira global e agradeço a Yoko por ver o micro, porque uma cidade não é feita somente de concreto, mas de ações singelas e importantes como a Brinquero que representa o carinho e o acolhimento das crianças e adolescentes que precisam desse atendimento. Agradeço o comprometimento e a pró-atividade dos funcionários da saúde, que fizeram um apelo para que o ambiente ficasse melhor para o atendimento. Agradeço a Yoko pelo seu comprometimento com a gestão e sempre tem me estimulado a fazer mais para Ourinhos, que acaba realizando uma Acupuntura Urbana como diria Jaime Lerner, ou além, Acupuntura Social, pois você faz para as pessoas que mais precisam”, pontuou.
Agradecimentos
A Presidente do Fundo Social, Yoko Misato, bastante emocionada, destacou que era momento de agradecer todos os envolvidos nessa ação solidária. “Agradeço a Prefeitura que possibilitou estarmos juntamente com os voluntários à frente do FSS, contribuindo com o Governo Municipal que tem olhado com tanta sensibilidade para todas as áreas como saúde, educação, lazer e o desenvolvimento econômico da cidade. E é nessa luta que me engajo junto com os voluntários. Se o FSS consegue fazer esses pequenos gestos de carinho é porque conto com a ajuda de todos que compram o yakisoba na FAPI e possibilita que façamos essas ações. Agradeço o músico Zéh Roberto que voluntariamente cantou para nós. Os Conselheiros do FSS, Eliana e Leandro, que correram atrás de cada detalhe para revitalizarmos esse espaço. Agradeço o Marquinho que fez as pinturas com todo carinho na Brinquero. Agradeço a terapeuta ocupacional Katia, que com os profissionais da saúde vêm atuando e buscando melhorar esse espaço onde atendem crianças e adolescente, nos pediu ajuda. Somando os esforços de quem quer fazer, nós fazemos a diferença porque juntos nós podemos fazer muito”, recebendo muitos aplausos dos presentes.
Filosofia de trabalho da Saúde Ourinhos
Representando a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Tutui, o Farmacêutico Maurício M. Nambu ressaltou: “A equipe do Ambulatório de Saúde Mental é muito dedicada e temos acompanhado as entregas das Brinqueros pelo Fundo Social e o quanto esses espaços alegres e coloridos são importantes para as crianças, portanto agradeço a Prefeitura e ao FSS, que desde 2005, implantou uma nova filosofia e visão de trabalho na Saúde, determinando que o atendimento não fosse apenas com remédios, mas que se promovesse a qualidade de vida, por isso implantamos o Projeto Saúde de Ouro com o Tai-Chi-Chuan, depois as Academias de Saúde e as Brinqueros. Os mais céticos podem olhar os brinquedos e dizer para que servem, mas quem tem sentimento e emoção e, principalmente para quem brinca e utiliza esse espaço, sabe dizer muito bem para que servem”.
Também estiveram presentes ao evento Secretários e Coordenadores Municipais, Funcionários da Saúde e Munícipes. Após a entrega da Brinquero, foi servido um delicioso café da manhã, confeccionado por Dona Luzia, responsável pela Padaria Artesanal do Fundo Social no Centro Profissionalizante.
Brinqueros
As Brinqueros foram criadas para serem instaladas nas Unidades Básicas de Saúde e espaços públicos, pelo desejo do Fundo Social de Solidariedade de acolher, como um gesto singelo, as crianças que aguardam por atendimento médico. Essa ideia nasceu quando as UBS estavam sendo reformadas, demonstrando o carinho da Administração Municipal com a população ourinhense. Dentro deste contexto, o Fundo Social, idealizou as Brinqueros, aplicando, para sua instalação, os recursos arrecadados com a venda dos yakisobas na FAPI.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos
Mais notícias sobre Ourinhos:
- Serviços Urbanos intensifica mutirão de limpeza em Ourinhos
- MP investiga suposta irregularidade em licitação na Fapi em Ourinhos
- Polícia apreende 600 celulares em Ourinhos ?
- Prefeitura reafirma apoio aos comerciantes de Ourinhos
- La Bohème: Secretaria de Cultura promove apresentação da ópera no Teatro Municipal de Ourinhos