Ourinhos e Bukavu tornam-se Cidades irmãs
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011O município de guia de Ourinhos, localizado no Estado de São Paulo, Brasil e o município de Bukavu, localizado na província de Kivu do Sul, República Democrática do Congo, concluíram as negociações e em novembro passado assinaram declaração conjunta de propósitos tornando-se oficialmente cidades irmãs.
A ideia começou a tomar forma, em junho de 2010, quando o Dr. Denis Mukwege, médico congolês, fundador e Diretor do Hospital de Panzi, veio ao Brasil participar do Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento (fronteirasdopensamento.com.br).
Desde então, a Prefeitura Municipal de Ourinhos iniciou os contatos com a Prefeitura Municipal de Bukavu e os laços de amizade e trabalhos em parceira foram prontamente estabelecidos.
Iniciaram-se, então, os esforços conjuntos para que a declaração a ser assinada pudesse retratar com a maior realidade possível, as necessidades e aspirações dos parceiros.
O texto final, aprovado por ambos os Prefeitos, visa a implantação de acordos para promover o intercâmbio e a aproximação entre os dois municípios, especialmente no âmbito das relações econômicas, educacionais, culturais, desportivas, sociais e de saúde.
Segundo o Prefeito de Ourinhos, Toshio Misato e de Bukavu, Philémon Yogolelo, “a assinatura da declaração é um marco histórico e o início de uma longa e duradoura parceria que trará não só benefícios aos moradores de nossos municípios, mas também de outros no mundo inteiro, pois esperamos que este modelo possa ser replicável”.
Os Prefeitos destacaram e agradeceram também, a participação das pessoas que foram imprescindíveis para o sucesso dessa promissora parceria, tais como: Luís Augusto Perino (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ourinhos); Julien Mulakilwa Mukamba (Conselheiro de Finanças de Bukavu); Dr. Polepole Tshomba (médico); Dr. Denis Mukwege (Diretor do Hospital Panzi) e Dr. Milton Paulo de Oliveira (médico).
Fonte: Prefeitura de Ourinhos
Mais notícias sobre Ourinhos:
- PRF apreende 100 mil espoletas para munições em Ourinhos (SP) ?
- Polícia abre inquérito para apurar amputação de mão de bebê em Ourinhos
- Voluntários transformam o natal de famílias carentes em Ourinhos
- Ourinhos oferece vagas para curso de inglês online
- Número alto de furtos preocupa moradores de Ourinhos