Prefeitura de Ourinhos promove nova capacitação para professores da Rede Municipal
quarta-feira, 11 de abril de 2012Dando continuidade aos estudos de formação continuada, atendendo prioridade estabelecida pela Prefeitura de Ourinhos, que desde 2009, proporciona aos professores da Rede Municipal de Ensino, em sua jornada de trabalho, o equivalente a 1/3 da sua carga horária em atividades extraclasse para planejamento e formação continuada, proporcionando melhores condições de trabalho e por consequência, um ensino público de qualidade para os alunos das escolas da Rede Municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no mês de março, três capacitações para os professores das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Inglês.
No último dia mês, os professores de Língua Portuguesa puderam contar com a participação da Professora Carolina de Assis Viana, graduada em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP, que trabalhou com os professores o tema “Aprender a escrever (re)escrevendo: questões gramaticais e de revisão textual”. Na oportunidade, Carolina focou a importância da reescrita dos textos na formação de cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficiência.
Já no dia 29, o professor Marcos Antônio Silva abrilhantou a Hora de Estudo de Matemática trabalhando o tema “Histórias e curiosidades da Matemática”, em que ressaltou o papel dos jogos na História da Matemática, demonstrando a contribuição dos estudos gregos, mesopotâmicos, egípcios, entre outros.
As formações de Língua Portuguesa e Matemática foram promovidas em parceria com editora Saraiva, no sentido de prosseguir os trabalhos iniciados em 2011, devido à adesão de Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
A professora Evellyn Mostasso, que desempenhou um longo trabalho sobre Educação Especial na Rede, discorreu sobre o tema “Inclusão, diferentes olhares” com os professores de Inglês e de Educação Física, esclarecendo sobre o conceito de inclusão e a importância do trabalho promovido pela equipe escolar para a resolução de dificuldades encontradas em sala de aula. Evellyn salientou ainda, a necessidade de um olhar diferenciado e particularizado por parte de todos os profissionais da educação.
Neste evento, a interação e a troca de experiência entre os docentes nas áreas de Inglês e Educação Física foi de suma importância, pois uma área pôde conhecer a realidade e o trabalho da outra, buscando compartilhar as boas práticas pedagógicas.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos