Prefeitura de Ourinhos promove VII Curso de Formação de Gestores e Educadores
terça-feira, 5 de junho de 2012Entre os dias 21 e 25, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) e o Ministério da Educação (MEC) promoveu, no Centro do Professorado Paulista de Ourinhos (CPP), o VII Curso de Formação de Gestores e Educadores “Educação Inclusiva: direito à diversidade”, que contou com a participação de centenas de pessoas.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes a Vice-Prefeita, Belkis Gonçalves Santos Fernandes, representando o Prefeito Toshio Misato; o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro; a Dirigente de Ensino da Região de Ourinhos, Profª Sílvia Maria Rodrigues Nunes Cantarin; a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti Oliveira; a Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico, Lavínia Xavier e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Profª Maria Tereza Paschoal de Moraes.
O Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro agradeceu “a participação dos profissionais da Educação de Ourinhos e cidades abrangentes e a todos os palestrantes que compartilharam os diferentes olhares sobre a educação inclusiva, oportunizando, desta forma, o enriquecimento do aprendizado e contribuindo para uma educação que atenda a todos, seguindo prioridade estabelecida pelo Administração Municipal”, declarou.
Objetivo do Curso
O objetivo do curso é garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, bem como, disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos e apoiar o processo de implementação nos municípios brasileiros. Para isso, a SECADI e o Ministério da Educação investem na formação presencial para os gestores dos sistemas de ensino e para todos os professores que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais dos municípios polos e de abrangência; orientam a organização e a oferta do atendimento educacional especializado nas escolas públicas de ensino regular e disponibilizam referenciais pedagógicos que subsidiam a organização da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
O Curso
O Curso foi composto por palestras proferidas por profissionais conceituados que abordaram os seguintes temas:
* “Autismo: Diagnóstico, Intervenção e Conduta” (Psicóloga Dulcelene Bruzarosco e a Fonoaudióloga Rosana Cristina Noveli);
* “Marcos Legais da Inclusão” (Profª Drª Rosimar Bortoloni Poker);
* “Currículo Adaptado” (Profª Drª Anna Augusta Sampaio);
* “Projeto Político Pedagógico e Currículo Adaptado” (Profº Mozart Petruy);
* “Educação de Surdos e Criação Imagética” (Profº Nélson Pimenta)
* “Altas Habilidades/Superdotação” (Profª Drª Carina Alexandra Rondini).
Representantes da região
O evento teve a participação de professores das seguintes cidades da região: Águas de Santa Bárbara; Agudos; Alvinlândia; Arandu; Assis; Bernardino de Campos; Borebi; Cabrália Paulista; Campos Novos Paulista; Cândido Mota; Canitar; Cerqueira César; Chavantes; Echaporã; Espírito Santo do Turvo; Fartura; Fernão; Iaras; Ibirarema; Ipaussu; Itaberá; Itatinga; Lençóis Paulista; Lucianópolis; Lupércio; Lutécia; Manduri; Maracaí; Ocauçu; Palmital; Paraguaçu Paulista; Pedrinhas Paulista; Piraju; Piratininga; Pratânia; Quatá; Ribeirão do Sul; Salto Grande; Santa Cruz do Rio Pardo; São Pedro do Turvo; Sarutaiá; Tarumã; Tejupá; Timburi e Ubirajara.
Custeios do Encontro
Os profissionais dos 45 municípios da região foram convidados a participar do Curso de Educação Inclusiva e cada município teve direito a duas inscrições. Todo o Curso foi custeado pelo MEC, desde as acomodações em hotel até a alimentação que foi servida todos os dias no café da manhã, almoço e jantar.
Além disso, também foram inclusos os custos com os materiais de limpeza, materiais de divulgação e apoio, despesas com os palestrantes indicados pelo MEC, bem como transporte para os mesmos, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos