Secretaria de Educação de Ourinhos promoveu curso “Uso Eficiente de Energia”
quarta-feira, 23 de novembro de 2011Foi encerrado na sexta-feira, 11, o curso “Uso Eficiente de Energia” na cidade de Ourinhos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, para um grupo de aproximadamente 60 professores das disciplinas de Ciências, Geografia e convidados.
O curso que teve a duração de 40 horas foi ministrado pela professora, a Engª Eletricista Helena Flávia Naspolini, da UFSC, que contou com apoio do professor Amilton Coelho, aposentado da UFSC e Engº Eletricista responsável pela empresa Grugeen – Grupo de Gestão Eficiente de Energia.
O objetivo do curso foi capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino e convidados, quanto ao uso racional da energia elétrica nas Escolas e domicílios. De acordo com a Profª Helena, “passamos orientações sobre melhorias de hábitos de consumo, melhoria de eficiência de equipamentos elétricos visando reduzir o consumo de energia e, consequentemente reduzir os gastos com energia elétrica nas residências”, explicou.
Os conhecimentos adquiridos pelos professores serão repassados aos alunos que, consequentemente multiplicarão essas informações em suas casas, junto a seus pais, familiares e amigos.
Para a Profª Helena da UFSC, “o curso extrapolou as minhas expectativas, pois foi formatado para professores de turmas de 6ª a 9ª série do Ensino Fundamental e estiveram presentes também professores da 1ª a 5ª série, que conseguiram abstrair o conteúdo, saindo com muitas ideias para colocar em prática. Deixo a mensagem de que é possível conhecer as técnicas para reduzir o consumo de energia, porque assim se reduz as despesas e ajuda a construir um meio ambiente mais sustentável, como um exemplo bem simples que é substituir uma lâmpada incandescente de 100W por uma fluorescente compacta de 20W, reduzindo a 1/5 o consumo de energia”, observou.
O Secretário Chíxaro ressaltou que “tudo o que fizermos nessa direção da eficiência energética, estamos fazendo um bem para o bolso das famílias, porque as contas de energia podem diminuir e principalmente para a natureza, que é um bem comum, um bem pra todos e a intenção é começarmos isso o mais cedo possível dentro das escolas, mas para isso os professores têm que estar capacitados e convencidos disso. Às vezes a gente pensa que não pode tomar um banho em 3 ou 4 minutos, por isso precisa haver um convencimento de tudo o que estamos gerando quando tomamos determinadas atitudes. A professora Helena, sendo especialista nessa área, mostrou a importância dessa eficiência para nossos professores e vamos, cada vez mais, tentar trabalhar nessa direção”, frisou.
Público participou ativamente do curso
A Profª Helena Naspolini agradeceu a Prefeitura, através da da Secretaria de Educação, assim como os organizadores, professor Marco Antonio Souza, Maria Helena Felício e demais membros da equipe da Secretaria, pela oportunidade de ministrar o curso em Ourinhos. “Agradeço muito a oportunidade. Me animei com a presença do público que compareceu durante todo o curso. O número de perguntas excedeu as minhas expectativas e os questionários de avaliação que aplicamos vão servir para a continuidade do projeto”, pontuou.
Para o Professor Amilton Coelho, “o uso eficiente da energia tem duas razões, uma delas é econômica, sendo que esses recursos podem ser canalizados para outras ações, além disso, a outra razão é a conscientização dos alunos, que tendo esse conhecimento levará para casa. O curso foi muito produtivo, fomos muito bem recebidos pelo Prefeito Toshio, pelo Secretário Chíxaro, que tiveram essa preocupação de capacitar os professores, para que transformem esse conhecimento técnico em uma linguagem didática para ensinar os alunos, que levam esse exemplo da escola para casa”, ressaltou.
Alunos do Racanello apresentaram Minha Casa Eficiente
Para ilustrar o curso sobre o “Uso Eficiente de Energia”, a professora Juliana Ribas, da EMEF Profª “Adelaide Pedroso Racanello”, no último dia do curso levou seus alunos da sala 703, Maria Clara Camargo dos Santos, Maria Eduarda Sorroche Minucci e Felipe Muraro, para apresentar o projeto que desenvolveram em sala de aula: Minha Casa Eficiente.
De acordo com a Profª Juliana o projeto teve como objetivo elaborar soluções criativas, inovadoras e eficientes na idealização de uma residência, buscando o uso racional de energia elétrica e água.
Para execução do projeto os alunos criaram um sistema de calha para captação da água das chuvas, sistema elétrico eólico e instalações, utilizaram energia eólica, móveis de madeira reflorestada, plástico e vidro reciclável, aquecedor solar, telhado transparente, entre outras coisas, utilizando materiais para elaboração da maquete como isopor, caixinha de manteiga, latas de refrigerante, palitos e cola, dentre outros.
Estes alunos foram convidados pela professora Helena para conhecerem a casa eficiente que foi montada em Santa Catarina em parceria com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), Prefeitura e UFSC. O secretário Chixaro prometeu que, “assim que for possível estaremos levando estes alunos para conhecer este projeto”.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos